Tuesday, August 25, 2009

HISTORIETAS DO MEIO DA SEMANA 97


O RELOJOEIRO E SEU BONIFÁCIO

Ele ouviu um psiu e novamente outro. Parou e virou a cabeça na direção do chamado. Era aquele senhor vestido de branco de cima a baixo que ele sempre via no portão do Mercado Velho mexendo em relógios. A figura aproximou-se e disse:

- Seu Bonifácio eu soube que o Senhor foi assaltado e lhe roubaram aquele relógio que eu lhe vendi no ano passado.

Será verdade, o que vou fazer? Pensou ele, os boatos correm e, na certa todo mundo já sabia do assalto.

– Sim, ele disse. Fui assaltado e me levaram aquele “roskopf” que o Senhor me vendeu...

- Pois é. Eu agora tenho um melhor e mais bonito. Bem diferente daquele que lhe vendi. Quer ver?

– Quero. Mostre aí.

O velho de branco puxou um relógio de algibeira e Seu Bonifácio foi logo se animando. Regateia daqui, regateia dali, o velho deixou o relógio por cem reais. E seu Bonifácio saiu charlando com seu novo Mido feito em Manaus.

O texto está completo e a ilustração está em: http://www.musketeer.ch/watches/roskopf.html

No comments: