Monday, August 31, 2009

HISTÓRIAS DAS TERÇAS 68


DEVANEIO

Estavam todos reunidos no pátio da Universidade para ouvir o Homem. Ele falou por mais de uma hora e depois as pessoas ficaram por ali conversando. Subitamente ele me chamou e disse que Carlito e o Zeferino são os que estavam atrapalhando as coisas. Mas aí ele disse: - Eu tenho uns pranos prá ajudar a Universidade. Faria isso e aquilo e mais aquilo outro e construiria sobre aquele terreno de brejo que ficaria duro como um cimento. Nisso ele bate numa chapa de cimento (toc, toc) para mostrar como ia ficar a obra: forte como quê. Então ele disse: - Agora eu quero que você se encarregue de por esse negóço prá funcionar. Não me lembro o que respondi, mas ele chegou até mim, bem perto mesmo – eu senti cheiro de cana - e me abraçou dizendo: - Agora rai. Eu passei a achar que essa seria uma ótima oportunidade de alguma coisa para me ocupar na aposentadoria sem precisar voltar para o sertão. Quando estou nesse devaneio aparece ao meu lado o Zeferino e balança a cabeça, entre estupefato e incrédulo...

(Fotografia Raul Touzon)

O texto está completo.

No comments: