Friday, May 22, 2009

POEMAS BARRETO/XAVIER 72


O poema abaixo, de autoria de LÍVIO BARRETO, foi publicado Publicado em “O Pão” nº 19, de 1-7-1895 e, posteriormente, em os “Dolentes”:

CONTRADIÇÃO


Nem vale a pena contar
O meu profundo penar!

Viver de ave que doideja
Presa dentro de uma igreja.

Pois imagina, senhora,
Que eu prefiro a noite à aurora?

Mais: - prefiro às noites belas
Com seu rosário de estrelas...

As longas noites trevosas,
Profundas, silenciosas...

E nem te cause piedade
A minha agreste verdade!

Pois se és tu minha alegria
E eu não te vejo de dia;

Se pelas noites de luar
Nunca te posso falar

Prefiro a treva sem fim
Pois tenho-te junto a mim.

E se mais cedo me deito
Mais te tenho junto ao peito,

Para isso basta-me então
Abrir meu coração.

Pois se da desgraça o açoite
Leva a luz que me alumia,
Por ti, eu morro de dia
E ressuscito de noite.


Granja – 93 –
("Casal com seu gato vermelho" de C. Saatchi é o quadro mostrado acima.)

No comments: