Thursday, May 07, 2009

HISTÓRIAS DE JORGE RAPOSO 12


Tereza

Jorge descobriu que estava apaixonado por ela logo nos primeiros dias em que a conheceu. Como ele dizia para a moça, eles entravam “em fase”. Isto durou muito tempo, mas ele não tinha coragem – era covardia mesmo – de falar alguma coisa sobre seus sentimentos. Preferia curtir a dúvida; eu acho que a dúvida era um dos seus alimentos, não preferidos, mas necessários à sua vidinha, pensava ele. Chegou um dia que ele teve coragem e falou para Tereza:

-Olha! Eu vou jogar as cartas na mesa para ver seu jogo.
-Do que você está falando?
-Bobagem você sabe do que vou falar e sabe do que se trata há muito tempo...
-E aí?
-Bom, é o seguinte. Se não falo vou ficar com essa dúvida eterna; se falo posso perder você. É uma sinuca de bico mesmo...
-E porque você não conta? Pode ser que você fique aliviado...
-Eu tenho certeza que vou perder sua amizade se contar.
-Porque você não arrisca?
-Você sabe muito bem que eu não sou de arriscar nada. Sempre quis jogar na certeza de ganhar; por isso não jogo na loteria, nem jogo cartas, nem faço nada que inclua a possibilidade de perda.
-E em que posso lhe ajudar?
-É muito simples, aliás, simples demais. Vou te dizer: nós dois viajamos para Jeri e ficamos lá o tempo que der para eu decidir a te contar.
-E daí?
Dizendo isso ficou calada, calada ao extremo, ao contrário de como se portava: sempre alegre e falando pelos cotovelos como um papagaio.
-Bom daí é o seguinte: vou pedir a você que me responda uma só pergunta quando estivermos lá.
-E por que você não faz logo o raio dessa pergunta?
-Porque eu tenho receio da resposta que vou ouvir!
-Mas como, se você não perguntou ainda? Lá vem tua mania de pensar em algo e achar que é verdadeiro. Nem todas as pessoas pensam da mesma maneira, portanto...
-Ta bem! Esquece da tal viagem. Vou te fazer a pergunta aqui mesmo.
-Ótimo, pois só assim você sai desse enroladinho todo! Diz!
-É o seguinte: Se você me disser agora, jurando pelas Cinco Chagas de Cristo, por Nossa Senhora Aparecida, pelo Padim Padre Cícero e por todos os santos que você tem um namorado, um marido, tem compromisso com alguém... Aí ele disse o resto da frase fatal:
-Se você tem algum gancho me diga agora. Se a resposta for positiva eu me afasto de você e esqueço de você. Esqueço, como? E então?
-Então o que?
-Qual é a tua resposta?
-É! Eu tenho um namorado firme. E ele se chama Miguel, é carioca, alto, louro, bonito, barba escanhoada, atleta, sabe de tudo sobre futebol e baladas. Ele é o cara da minha vida...
Jorge ficou calado, olhando-a nos olhos claros e, aparentemente, sinceros e disse:
-Eu não acredito!
-Pois é eu tinha certeza que você diria isso.
-Ta bom. Não tenho cartas. Chegou minha hora, até a próxima. Acho que vou passar um ótimo fim de semana pondo esse couro para curtir no tanino.

No comments: