Saturday, April 17, 2010

A VIDA AVENTUROSA DE TROFIM VASEC EM DIVERSOS CAPÍTULOS – 4


Trofim chega a Ribeira e monta uma bodega no Mercado.


Ao deixar a fazenda de seu agora amigo Coronel Possidônio Trosec-Vieira.
Trofim decidiu não mais se demorar em nenhum outro lugar e ir direto para a Ribeira. Não passou muito e ele chegou à beira do grande rio de que muitos já lhe haviam falado. (...)

A enorme ponte de ferro, mesmo enferrujada, sobressaía da paisagem bem como a famosa barragem feita para dar de beber aos cavalos de aço dos anos 1880, tudo como na sua terra natal. Ele sentiu saudades, mesmo não vendo em ação as locomotivas que ainda mantinham vivas as veias de seu velho país. Neste novo elas já haviam sido destruídas, destruidas.

Logo que chegou a Ribeira, a antiga e tradicional cidade da região norte, ele alugou ao Narcizo, um ponto no Mercado Velho e instalou sua bodega. Aí ele vendia de um tudo, pois o povo gostava de ver muita coisa junta, muita animação, principalmente pelo fato de que ele punha para tocar discos de cantores populares tipo Aguinaldo Temóteo, Pingo, Chico Buarque, e o que mais; as pessoas chegavam para uma prosinha, tomar uma pinga, tirar o gosto com um pedacinho de caju.

Agora, Trofim tinha um defeito, grande defeito, ele não era casado. Todos os novos amigos achavam que ele já estava no ponto de procurar uma mulher e montar casa, aliás, já estava até passando desse ponto. Ele, no entanto, resistia aos argumentos, pois deveria lá ter seus motivos.

O Zequinha de Dona Censa tornou-se seu melhor amigo dentre muitos e foi ele que convenceu o eslavo a procurar uma noiva entre as moças da cidade. Ouçamos (?) o diálogo dos dois:


- Amigo Troféu você precisa casar, pois já tem um bom dinheirinho e está maduro para dar esse passo sério e necessário.

- Mas Zequinha eu não sei nem olhar para as meninas...


- Não se incomode, pois eu vou arranjar uma noiva pra você sem que seja preciso você ir atrás.

- Olha lá homem isso não dá certo...


- Vou te apresentar a ela hoje mesmo. Só tem uma coisa: ela é braba e pode botar você para fora de casa na primeira vez. Depois ela amacia, pois ela está doida para casar.

- Zequinha isso não vai dar certo...

- Deixa pra lá homem...

No comments: