Saturday, April 03, 2010

A VIDA AVENTUROSA DE TROFIM VASEC EM DIVERSOS CAPÍTULOS – 3


O casamento de Expedito Troféu-Vieira.

Montado em uma burra nova, mas sempre puxando a cachorrinha, ele desceu a Serra. Ao longo do caminho Trofim tentava vender ao povo das fazendas suas futricas e bugigangas, pois ele ainda transportava o que havia sobrado em sua mala. Quando passou pela Barra e visitou a fazenda do Coronel Possidônio Vieira ele demorou-se uns dois dias, pois o velho gostou muito dele e as conversas foram, por isso, longas. (...)

O Coronel, a certa altura, disse-lhe que havia gostado muito de seu nome, principalmente o primeiro: Trofim, e perguntou-lhe se poderia usá-lo, mesmo que fosse com uma pequena modificação. O eslavo ficou admirado, mas fazer o que? Concordou. Combinaram então que a família do Coronel Possidônio passaria a ser conhecida como Trosec-Vieira. Foi dessa maneira que o Coronel, homem experiente, acreditou traduzir o nome eslavo de seu novo amigo.

Na Barra ele presenciou a cerimônia e as festas do casamento de um dos primos do Coronel Possidônio, o Expedito. O noivo era meio encabulado como se diz por lá e parece ter sido a muito custo que ele ajustou seu casamento com a “Moça Bela”, como ele chamava a filha de um amigo fazendeiro. Contam que no dia em que o pai da jovem concordou com o casamento o noivo saiu às carreiras pela várzea, de volta à sua casa, a uns bons dez quilômetros, pulando e chutando toda carnaubeira que encontrava e gritando:

- Viu carnaubeira veia, eu vou casa com a “Moça Bela”, a mais bela que tem no lugar!

A festa foi um sucesso se não fosse pelo fato de que o noivo, quando a ceia nupcial estava posta e a noiva e todos os convidados sentados ao redor da mesa o procuraram e o descobriram acocorado atrás de uma porta da primeira camarinha. Não houve quem o demovesse de sair dali. Somente com o raiar da aurora é que ele saiu e foi embora para sua nova morada levando a “Moça Bela” na garupa da sua burra de estimação. É bom ressaltar que o noivo, por ser muito estimado do Coronel Possidônio passou, já na ocasião, a assinar Expedito Trosec-Vieira.

Trofim Vasec sua burra e sua cachorrinha pegam a estrada novamente.


No comments: