Saturday, March 20, 2010

A VIDA AVENTUROSA DE TROFIM VASEC EM DIVERSOS CAPÍTULOS – 2


A bodeguinha da Quatiguaba

Trofim Vasec decidiu que não entraria na Ribeira, ao invés disso, ele se dirigiu pras bandas da Serra para aventurar a vida no meio de gente rica das fazendas e dos sítios que lhe disseram haver muitos no município, lá pelo Pé da Serra. (...)


Depois de muito perambular em sua burra e puxando sua cachorrinha pelo interior no Para, Batuba, Quatiguaba, Barra, e por aí vai vendendo bugigangas e futricas resolveu se instalar em Quatiguaba mesmo. Ficava nas quebradas da Serra, mas era perto da Ribeira. Lá encontrou um cabra que estava metido num negócio de bodegueiro, mas estava perdendo muito dinheiro e por isso queria passar sua bodega adiante. O eslavo convenceu o cabra a lhe vender a bodega por um precinho justo e bem bom. A bodeguinha ficava na entrada da vila e, por alguns anos, vendendo cachaça falsificada, rapadura salgada, farinha mofada e também as bugigangas e futricas que trouxera, aumentou seu dinheirinho e passou a ouvir com mais atenção as histórias que os matutos ao procurarem molhar o bico lhe contavam.


A história que mais impressionou Trofim foi aquela que lhe contaram sobre o Padre Lobo. Nos tempos antigos esse padre desencaminhou uma menina da Serra e passou a viver com ela portas a dentro. O casal teve muitos filhos, mas Padre Lobo não lhes deu o seu nome. Ele inventou um nome de família e hoje seus descendentes são conhecidos por um sobrenome bem diferente. O russo ficou horrorizado com esse relato e dizia que na religião dele isso não seria aceito.


Ele soube que na Quatigaba os sacerdotes gostavam de viver de portas a dentro com as meninas mais bonitas da cidade. E os dois de quem seus novos amigos falaram ele viu que tiveram sucesso e formaram famílias importantes que migraram para a Ribeira propriamente. Ele ficava pensando se essas famílias criadas por esses padres, certamente, não seriam mais esclarecidas e não o aceitariam. Ele sabia dos seus dotes poéticos e que isso era muito valorizado na Ribeira.

Trofim Vasec resolveu pegar a estrada novamente.

No comments: