Friday, March 26, 2010

POEMAS BARRETO/XAVIER 107


O poema de LÍVIO BARRETO, abaixo transcrito, está publicado em “Dolentes”, seu único livro.


POEMAS ÍNTIMOS


A Weyne Coelho


Muita vez a cismar me fico horas perdido

Em teus olhos leais, meu único tesoiro!

E o meu ser se embriaga e tomba adormecido

Nas ondas triunfais do teu cabelo loiro.


E da cisma por sobre o lúgubre cairel

Tua imagem bendigo, a adoro-te, criança,

A ti que me orvalhas-te a murcha flor da esp´rança

E me saraste d´alma a ferida cruel!


Na abóbada sem luz da minha mocidade

Quando assomaste a rir, ó sol de minha crença!

Minh´alma ajoelhou e a noite da saudade

Mudou-se para mim numa alegria imensa!


E hoje, quando cismo, o coração ferido

Procura o teu olhar, meu único tesoiro!

E meu ser se embriaga e tomba adormecido

Nas ondas triunfais do teu cabelo loiro!


- 1893 –

continuação do texto/postagem

No comments: