Saturday, March 28, 2009

POEMAS BARRETO/XAVIER 65


LÍVIO BARRETO – O Lucas Bizarro da Padaria Espiritual em seu único livro – póstumo – "Dolentes" produziu este poema:

O único olhar

A Antônio de Carvalho

O único olhar que iluminou meu sonho,
Sonho de amor que me aclarou a vida;
Luar de crença do meu céu tristonho,
Rápida luz de estrela foragida,

Há quanto tempo, há quanto! No medonho
Subterrâneo da Ilusão perdida,
Não vem trazer-me, cândido e risonho,
A luz guiadora a esta alma combalida!

Outros olhares vejo noutro rosto:
Fluxuosos como o brando mar de Agosto,
E às vezes puros como um céu risonho...

Mas na minh´alma abandonada, pia
A estrige augura da melancolia
Chorando o olhar do meu primeiro sonho!

- 93 –

A ilustração acima é: By the Light of the Silvery Moon I
de Heinz Voss

No comments: