Wednesday, March 18, 2009

HISTORIETAS DO MEIO DA SEMANA 74


Aos oitenta anos na academia

A academia de ginástica ficava bem perto da avenida que desembocava na praia onde todos os jovens da cidade e pessoas de sua idade se exercitavam em caminhadas todas as manhãs. Ela teimava como era de tradição em sua família, e nunca ia encontrar com as amigas que usufruíam essa dádiva da cidade: o espaço, o sol, a vista e a conversinha agradável sobre a vida das que não estavam no momento. Na academia ela tinha o treinador, quase exclusivo, um moço forte que a punha, com certa dificuldade na esteira onde ficava até ele notar que ela estava cochilando: “Dona Wanda vamos passar para a mesa de massagens.” Ele nunca dizia que ela estava cochilando, era um acordo tácito entre os dois, ou melhor, entre todo o povo da academia e a velhinha de 80 anos que freqüentava e pagava religiosamente as mensalidades. Ricardo amparou-a até a sala reservada para as sessões de massagem e ajudou-a a deitar-se de bruços. Ele mesmo começou a fazer massagens em suas costas e, ao fim de dois minutos começou a ouvir pequenos ruídos logo identificados como roncos incipientes que Dona Wanda emitia. Ele deixou-a dormitando e foi cuidar de outra paciente (?). Após quinze minutos ele resolveu acordá-la e dar por encerrada a sessão diária: “Dona Wanda, a senhora está bem melhor hoje.” E ela: “É meu filho, mas eu acho que você não passou seus dedos sobre meu braço, eu senti falta...” Ele sorriu e ajudou-a a se preparar para deixar a Academia.

No comments: