Monday, October 20, 2008

HISTÓRIAS DAS TERÇAS 38


Dali e Picasso

O velhinho gostou de um dos quadros em que o artista local retratava uma ponte de ferro sobre o rio da cidade. Em poucos instantes concluíram a negociação – ele pagou o que o moço pediu. Nasceu daí certa empatia entre os dois, mas que durou pouco tempo. Na conversa, o moço perguntou ao velhinho se ele conhecia o barroco, o gótico nas artes e na pintura em particular.
Estabeleceu-se então um diálogo entre os dois, perguntando inicialmente o velhinho:

- Você estudou aonde?
- Eu me formei em Artes aqui mesmo.
- E nunca saiu, para aperfeiçoar seus estudos, sua arte?
- Não eu pretendo fazer isso, mas acho que o que eu sei já é muita coisa. Aqui a gente pode desenvolver bem nosso trabalho.
- Você conhece o trabalho de Dali, de Picasso, esses artistas da primeira metade do século XX?
- Sim! Conheço! O Dali não é aquele pintor cubano que pintou Guernica, aquela enorme tela que está num museu da Espanha? Qual é mesmo? Acho que é o Prada... Mas, eu particularmente não gosto dele, não, só pinta figuras estranhas, sem nexo que ninguém entende...
- E Picasso?
- Ah! Aquele francês que é da mesma turma desse Dali e que nunca aprendeu a pintar. Aliás, esses dois aí deveriam ter freqüentado as aulas do Professor Feliz aqui da cidade. Eu garanto que eles teriam aprendido a pintar, perspectiva, essas coisas aí...

E há quem pergunte por que a cidade tem os menores índices de desenvolvimento do estado.

No comments: