Wednesday, October 28, 2009

HISTÓRIAS DE JORGE RAPOSO 26


COSTA SUJA

O caso da família Cerqueira Vale é interessante. A mãe da jovem Joana, Dona Ana Francisca Pereira esposa do Coronel Viriato Raimundo da Costa queria casá-la, mas isto não era fácil, pois faltavam pretendentes adequados. Certo dia apareceu na Ribeira um moço bonito chegado da terrinha e que havia sabido da vontade da mãe da jovem em casá-la. Ao apresentar-se à matriarca ela lhe pergunta o nome de batismo:

- É Tomas Cerqueira da Costa, Senhora.
- Pois não casa com minha filha com esse nome!
- ...
- O Senhor vai ao Cartório do compadre Miguel Polycarpo e diz que eu lhe mandei trocar seu nome para Tomas Cerqueira Vale que é o nome que o Senhor vai dar para a família que formar com minha filha. Eu já tou cheia de tanta Costa suja na minha.

O texto está completo.

No comments: