Wednesday, April 22, 2009

HISTÓRIAS DE JORGE RAPOSO 10


Procissão de São José revisitada

Meu avô estava à janela esperando pela passagem da procissão de São José. Ele está bem doente, mas não se rende, quer ver a imagem do santo padroeiro passar, levada pelos Irmãos vestidos com suas opas vermelhas. Ele me chama para ficar a seu lado e eu tenho que trepar em um banquinho de madeira para poder ver a seu lado a passagem dos fiéis. Bem que eu poderia ir para a calçada, mas ficar a seu lado me dava uma sensação de proteção que eu sabia não mais poderia vir dele. Talvez pudesse vir do meu tio que acompanhava a procissão vestido em sua opa vermelha de Cavaleiro Cruzado e carregando um enorme castiçal com uma pequena vela cuja chama tremula na brisa da tarde; meu tio carregava um semblante pesado, mas eu sabia que aquilo não correspondia à realidade: quando eu precisasse ele estaria ao meu lado.


(A ilustração é de Ilya Repin: A Religious Procession Amongst the Oak Trees ,1878 e você poderá melhor vê-la no site abaixo:
Ilya Repin. A Religious Procession Amongst the Oak Trees. 1878)

No comments: