Wednesday, April 29, 2009

HISTÓRIAS DE JORGE RAPOSO 11

Um Natal do Século passado

Arnaldo era um brasileiro, mato-grossense, estudante de cinema na UCLA. Ele vivia e pagava os estudos com o salário de guarda da polícia do campus que recebia da Universidade. Tinham-se passado meses desde que Jorge havia chegado a Los Angeles até conhecer o primeiro brasileiro. Só então ele pode falar português. Arnaldo era um camarada legal; como gostasse de cinema, de vez em quando iam ver algum filme. Infelizmente ele não lembra de nenhum título. Foi ele quem identificou Jorge como brasileiro e tornaram-se amigos.

Jorge relembrava episódios da viagem que os dois fizeram, indo pelo interior até atingir São Francisco e lá passarem o Natal. No caminho visitaram parques nacionais como o de Yosemite, frio demais; viram também os parques das sequóias como o “Kings Canyon” com árvores imensas. Alguma coisa lhe chamou a atenção nessa viagem além das muitas belezas naturais da Califórnia. Ele ainda recorda que nem antes nem depois desse dia ele vira um banheiro de posto de gasolina tão imundo como o que havia nas proximidades de São Francisco. Essa oportunidade de conhecer um pouco do interior do país trouxe-lhe a desconfiança de que o país que o recebera era uma porcaria tão grande como o seu; sem exagero havia de tudo nos Estados Unidos e ele via somente pequenos flashes. Após quase um ano passado em LA ele só voltou aos Estados Unidos passados mais de trinta. Ele achava que tinha visto pouco, mas mesmo pouco, não havia gostado do que vira.

Após ter molhado os pés no Oceano Pacífico como um navegador espanhol de antigamente, os amigos voltam para Los Angeles no mesmo MG conversível, vermelho e potente como o que. Eles usaram a estrada litorânea (Route 1) que margeia toda a costa, unindo as duas maiores cidades do Estado.

No comments: