Saturday, November 29, 2008

POEMAS BARRETO XAVIER 49


MÁRIO BARRETO XAVIER (1906 – 1969) nasceu em Granja, filho de Elisa Barreto Xavier e Ignácio Xavier. Faleceu em São Paulo.

Desistência

Princeza, como está tua vida?
Hoje eu andei pelos bairros distantes.
- Eu vou bem, obrigada –
Nos cinemas, a vida se encontra organizada, é bom.
Porque o ronco dos ônibus acompanha de perto a respiração micro.
E mesmo o Tempo não me convém,
o Tempo
me incomoda bastante.
Hoje eu andei nos bairos distantes,
mas não encontrei as tuas esquinas cor de água de flor de laranja
e nem as tuas avenidas descansadas
plantadas sobre o calor da ignorância.
Ora, eu estou cansado
Minha elegância se esconde lá onde começa uma certa certeza.
Então, não andarei mais pelos bairros distantes,
À procura das tuas fronteiras, princeza.

Maio 1936

No comments: