Tuesday, November 25, 2008

HISTORIETAS DO MEIO DA SEMANA 59


Caminhadas e cheiradinhas

João vê seu amigo aproximar-se e logo se prepara para, com certeza, um diálogo estranho. Quando Chico chega diz que vai voltar com ele, pois ele está com a passada boa (...) e vai dar para acompanhá-lo. Ele começa então um papo dizendo que seu médico falou que caminhadas mesmo, para valer, têm que ser fortes, para suar, etc., etc. Tipo assim, depois de 40 minutos, antes disso nada valiam. João disse que talvez a partir de 45 minutos a pessoa começasse a suar um pouco... Mas, mesmo assim, para quem tinha feito um cat e posto um stent não adiantava muita coisa e talvez ele tivesse que andar mais forte. Chico veio em seu auxílio dizendo que bom mesmo seria uma passada forte e caminhar uns 50 minutos, isto se as condições de temperatura, pressão e umidade relativa do ar fossem adequadas.

- Se você quiser te passo os parâmetros corretos. Ele completa: - Mas mesmo assim para quem tinha feito um stent não adiantava de nada.

Ele sabia, pois tinha posto três; a partir de 50 minutos já melhorava um pouco, mas só dava certo se fosse a partir de 53 minutos, pois aí as endorfinas começavam a ser produzidas e seus conhecidos efeitos se fariam sentir daí a umas duas horas e depois do banho. Alternativamente a pessoa poderia substituir a caminhada, de 53 minutos ou mais, por uma cheiradinha.

No comments: