Wednesday, December 12, 2007

HISTORIETAS DO MEIO DA SEMANA 10


Os Sugarana

Quando os dois burros carregados, e mais o alazão montado por um desconhecido, junto com o baio, apontaram lá embaixo na várzea eles viram logo que era o Velho Futrica que chegava para vender seus trastes. Mas quem era o companheiro do Velho e que se apeou do alazão? Ninguém sabia, mas quando as malas foram retiradas e os burros levados pro pasto, Seu Raimundo Passos e os filhos logo cercaram os cavaleiros na varanda para ver os artigos que o Velho tinha trazido. Conversa vai conversa vem, eles descobrem que o outro é visitador da Igreja de Sobral, de nome bonito: Padre Francisco Sugarana. Ele ia passando para visitar Quatigaba, logo ali adiante. Depois que o Pai comprou algumas poucas coisas, os adultos foram tomar um café gordo que Dona Alzira havia preparado e continuam a conversa iniciada na varanda. Seu Raimundo diz então ao visitador:
- Padre, eu acho seu nome muito lindo. Posso botar ele no meu filho que nasceu na semana que passou?
Padre Francisco coçou a cabeça e disse:
- Seu Raimundo o senhor pode botar o nome de Francisco em seu filho, não tem problema nenhum, pois é nome de santo.
- Não, Padre, eu achei bonito foi o nome Sugarana! E eu quero sua licença para botar no menino invés de Passos, que eu acho feio. Se o Padre concordar o nome dele vai ser Miguel Sugarana!
O Padre Francisco olhou para o Velho Futrica e deu uma piscadela e, virando-se para Seu Raimundo disse:

- Pode botar o nome e o bruguelo já tem minha benção!

No comments: