Thursday, August 13, 2015

PENSAR E SONHAR


Já nos tempos antigos, na Grécia e em Roma, Epicuro (nasceu em 341 aC) ensinava que o bem reside no prazer. Ademais as fontes destes prazeres estão em Pensar e Sonhar. Seus ensinamentos, foram seguidos por muitos outros filósofos entre eles de modo notável Lucrécio em Roma ainda no século I aC.

Há duas "coisas" que são "dadas" gratuitamente ao Homem: 1) pensar e 2) sonhar. Não há quem possa impedir um homem de pensar assim como não se pode impedí-lo de sonhar. Isso pode acontecer em situações extremas quando um homem é submetido a tortura seja física ou mental.

Pensar e sonhar estão relacionados, pois pensamos o que sonhamos e sonhamos o que pensamos. Parece simples, mas os sonhos são elaboradas construções e criações do pensamento.

Pensar em um amor, ainda que seja "platônico" leva inevitavelmente à construção de sonhos eróticos que justificam a existência de quem os vive.  A negação disso traz enormes prejuizos ao homem. Por outro lado a satisfação desses desejos pode atingir uma cumplicidade excepcionalmente prazerosa  entre os entes envolvidos.


No comments: