Saturday, October 09, 2010

A VIDA AVENTUROSA DE TROFIM VASEC EM DIVERSOS CAPÍTULOS – 16


QUASE UMA MULA-SEM-CABEÇA

Como sabemos a corte feita por Trofim Vasec às “meninas” de Seu Lalo não frutificou. Isto não é totalmente verdade, pois mesmo depois de seu consórcio com Aline a filha do todo-poderoso Coronel Totonho, o eslavo arrastava a asa para Linda, a mais velha das herdeiras do Outeiro. Eles acreditavam que seu interesse mútuo fosse ignorado por todos. Ledo engano, pois talvez uma meia dúzia de notívagos da cidade desconfiava das estripulias dos dois. Contava-se que, sempre depois da meia-noite, um vulto todo vestido de branco atravessava correndo a rua e desaparecia pros lados dos quartinhos que o eslavo alugava na pracinha da Escola Municipal. Tudo isso podia sempre ser invenção do povo, mas muitos juravam por todos os santos que acontecia. Podia ser uma mula-sem-cabeça... (...)

A verdade é que Trofim costumava visitar as “meninas” em tardes de domingo a pretexto de conversar sobre a propriedade das duas que estava ameaçada de ser abocanhada pelo Dr. Tal e seu filho, o ainda não famoso Talzinho. As conversas demoravam tanto que Lídia com uma personalidade bem diferente da de sua irmã Linda se caceteava ao extremo e deixava os dois a sós a discutirem os planos para impedirem o ataque do eslavo aos bens deixados por seu Lalo. Linda tinha um espírito assim meio forte, ela parecia carregar toda a herança búlgara de seu pai, não parecendo nada com sua mãe que, esta tinha em sua personalidade forte componentes nativa que passaram para sua filha mais nova.

O que é fato é que a simpatia entre os dois cresceu sem o conhecimento de Aline e dos seus na família do Coronel Totonho. Falemos abertamente: os dois passaram a se amar perdidamente. Pouquíssimas pessoas tinham conhecimento dos fatos, e estas eram principalmente parentes das “meninas”. Será que ainda podíamos chamá-las dessa maneira e considerar que, pelo menos, Linda tinha saído do caritó por uma porta não convencional?

Como tudo que é prazeroso para uns tende a ser derrota de outros aconteceu que um freguês do Coronel Totonho tendo ouvido falar dos amores de seu genro com Linda e, como lhe devia favores e muito dinheiro pretendeu agrada-lo levando até ele o tremendo fuxico que já começava a rolar pelos bares da cidade.

Já não era sem tempo, pois a filha mais velha de Seu Lalo estava a se queixar de incômodos a sua irmã e a sua empregada Fransquinha. As duas logo desconfiaram de barriga, o que foi confirmado logo daí a poucas semanas. O fato, levado ao conhecimento de Trofim, causou-lhe uma violenta crise de erisipela que só passou quando a indigitada resolveu a situação. Ninguém sabe como. O fato também é que Trofim logo terminou com esses amores, pois sabendo ele ser estéril ficou a se perguntar sobre quem seria o progenitor do esperado e não apresentado produto da barrigada de Linda. A grande decepção da filha de Seu Lalo fez com que ela se apressasse e tomasse a decisão de se mudar para o Outeiro. Nisso ela não foi acompanhada por Lídia que ficou na cidade certamente na esperança de fisgar um moço rico mesmo sem ambições matrimoniais.

Logo a novidade se espalhou pela cidade e o velho Coronel Totonho procurou seu genro a quem renovou os laços de confiança e muita amizade.
Imagem em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mula-sem-cabe%C3%A7a#Apar.C3.AAncia_e_caracter.C3.ADsticas

No comments: