Friday, July 17, 2009

POEMAS BARRETO/XAVIER 80


LÍVIO BARRETO, o “Lucas Bizarro” da Padaria Espiritual, nasceu em 1870 e faleceu em 1895, tendo deixado uma única obra, “Dolentes” (póstuma). Temos hoje o poema Lutas, publicado nesse livro.

LUTAS


A Ulisses Bezerra

Sinto-me triste e fatigado. Ainda
Vibra-me n´alma o seu olhar severo,
Inflexível, frio, calmo e austero,
Cheio das fezes de uma dor infinda.

A dúbia luz da lamparina treme,
Vacila como eu, como eu descora,
No entanto, aos poucos no Oriente a aurora
Sacode a cabeleira de oiro e creme.

O crótalo do ciúme o dente crava
Em meu amor; e eu sinto-me covarde
Nesta luta cruel, tenaz e brava
Onde minh´alma se estorcendo arde.

Deus do vencido, ó sono! Me acalenta
Esta agonia atroz que me esfacela!
Mas não, ó Dor! O sono me afugenta
Pois eu posso talvez sonhar com Ela...

- Granja – 1894

No comments: