Saturday, January 03, 2009

POEMAS BARRETO/XAVIER 54


MÁRIO BARRETO XAVIER nasceu na Granja (1906) e era filho de Elisa Barreto Xavier e de Ignácio Xavier. Faleceu em São Paulo em 1969.

DIFERENTE

Estavas diferente hoje, com aquela blusa preta – dona de casa.
Desaparecera o ar fatal.
Depois, lá fora, jogando bola com as outras crianças,
e achando o dia lindo.
E era lindo. A garoa morrera na véspera.
Havia céu, muito céu, muito azul, muito, quasi escuro;
e sol, muito sol.
Estavas ora infantil, ora maternal,
contente com a beleza do dia.
Davas aos pássaros os beijos que eu te pedia –
- os lábios finos, claros e frios que eu hei de beijar amanhã... ou depois... ou depois...
Os lábios sem “rouge”.
davas beijos muito finos para os pássaros.
Tu sentias o dia sem mim – eu te sentia.
Teus seios estavam muito castos, muito familiares, muito accessíveis –
Ocultos atrás da velha blusa preta –
Teus seios –
- de onde que queria que os meus filhos vivessem.

No comments: