Saturday, January 10, 2009

POEMAS BARRETO/XAVIER 55


MÁRIO BARRETO XAVIER nasceu na Granja (1906) e era filho de Elisa Barreto Xavier e de Ignácio Xavier. Faleceu em São Paulo em 1969.


Palavras
II (declaração de amor)

Amada, eu não desfaleço de sofrimento
porque teu olhar semestral atravessa as camadas da humilhação
e és pura.
Amada, eu não estourarei de orgulho
porque teu sofrimento trespassa os meus corações incansáveis
que são puros.
Amada, eu não morrerei deste ódio
porque outros em desenvolvimento me dão sempre uma visão
do futuro.
Amada, eu não morrerei deste amor,
porque não amo,
e nem haverá perdões.
mas afinal, bem amada,
manda me dizer
com tua inteligência de mãe,
si eu amo
si eu odeio.

936-dez
A ilustração que encima este poema é obra de WJ Hennessy (The pride of Dijon)

No comments: