Saturday, November 27, 2010

CONTOS DA RIBEIRA - 48


ALEXIS GALES, ATRIZ DE CINEMA

Na Estação toda a cidade esperava por ela. O telegrama havia chegado para Wallinson Brevis, o dono do Cine Fênix. Ela, a mais famosa atriz de Hollywood, chegaria à cidade no horário das quatro. Logo uma multidão se dirigiu até a estação e pelo meio-dia não se conseguia nenhum lugar perto dos trilhos. O Agente, Seu Farias, estava muito preocupado, pois qualquer deslize de alguém e pronto o trem o esmagaria e isso traria um enorme prejuízo para a Rede. (...)


Alexis Gales, atriz de cinema, estrela de incontáveis filmes de caubói, tinha aceitado o convite de Wallinson para visitar a Ribeira e dar uma demonstração de sua arte. Ela viria acompanhada de seu agente que a trouxera ao Brasil em uma viagem de boa vontade, como era comum no tempo da Guerra. Alexis já tinha estado no Rio de Janeiro e em Nova Iorque no Piauí onde conheceu um dos mais novos teatros da cidade do vizinho estado. Viria também o companheiro de seus mais recentes filmes feitos em Hollywood. Trata-se do ator Clarke Blage que foi seu parceiro em Paixões Ardentes, um caubói de primeira linha e que traz muita emoção, já apresentado no Cine Fênix.
Nem um minuto antes nem um minuto depois o trem para, com um longo silvo, em frente à estação da RVC. Logo a banda do Mestre Zequinha ataca o dobrado Bonnie Annie Laurie de JP Sousa. A atriz apareceu e acenando para o povo desceu as escadas e tomou a direção da estação onde, de braços dados a Wallinson tomou a baratinha do Seu Altino em direção ao Hotel Casa Grande onde ficaria hospedada.

Após um pequeno descanso, pois a viagem havia sido enfadonha e as pessoas que a encontraram em Campos Breves, apesar de serem muito simpáticas, como o esguio crítico de cinema Emanuel B., a deixaram deveras enfadada. De qualquer modo aí pelas seis horas ela estava na varanda florida tomando uma cajuína e comendo raivas, produtos típicos da cidade.

Às oito horas todos da troupe se dirigem ao Cine Fênix na Praça da Igreja para a apresentação oficial. Ao chegarem foram encaminhados para a grande mesa guarnecida por uma toalha de linho bordada pela Fransquinha e adornada, pelas meninas de família da cidade, com enormes buquês de flores naturais. Alexis Gales sentou-se ao centro tendo Wallinson a seu lado direito e seu escorte Clarke Blage no lado esquerdo. A reunião foi iniciada com um discurso de boas vindas pelo crítico de cinema e de literatura de muitas outras coisas JB Tanko. Em virtude da total ignorância dos americanos em relação ao idioma português tomou a palavra Breno Barreto o agente da atriz para o Brasil e agradeceu em nome dos estrangeiros. A reunião foi encerrada com a declamação do Navio Negreiro, do poeta Castro Alves que, apesar de incompreensível para os americanos foi muito aplaudida pela performance dada por Aninha.

Em seguida a esses falatórios todos foi exibido um verdadeiro pot-pourri de cenas significativas de filmes da atriz homenageada. Uma salva de palmas demorada encerrou a reunião. Em seguida todos foram para a Praça da Igreja onde, no coreto, a banda do Mestre Zequinha atacava com as mais modernas marchinhas de carnaval.

A meia-noite Alexis Gales e seu séquito retiraram-se para o Hotel Casa Grande para seu repouso justo a espera do trem das seis horas de volta para Campos Breves.

Os jornais da capital, daí a alguns dias, ao noticiarem a visita exclusiva da a
matriz americana à Ribeira, foram pródigos em elogios ao empresário cinematográfico Wallinson Brevis que havia “proporcionado mais este salto cultural na cidade. A cidade da Ribeira está de parabéns!"



No comments: