Sunday, June 15, 2008

HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 80


Retorno

Gilmar estava sentado em um bar, esperando o amigo na beira da calçada, olhando para uma porca e seus porquinhos fuçando em uma poça de lama bem ao lado. Quando o amigo chega, ele logo diz:

- Oi Joãzinho! Senta aqui! Faz tempo que a gente não se vê!

- É verdade faz muito tempo mesmo, uns vinte anos se não for mais. Lembro que eu ainda estudava no Colégio quando nos mudamos para Parnaíba. Já faz um tempão...

- Você quer tomar alguma coisa? Pergunta Gilmar enquanto faz sinal para o churrasqueiro que estava preparando espetinhos em uma grelha à beira da calçada. Bem perto de onde trabalhava o Nézinho Joãozinho viu um cachorro deitado no chão. O dono do bar chega e o Gilmar faz as apresentações:

- O João é da cidade e faz muito tempo que não vem aqui. Nézinho prepara uns churrasquinhos e traz uma cerveja bem geladinha para a gente comemorar!

O dono do bar vai buscar a cerveja e logo depois traz na mão os churrasquinhos pedidos e um potinho com farofa seca.

- Eu só lhe vi hoje de manhã, você chegou quando?
- Cheguei a três dias, no domingo. Vim com minha mulher e o meu filho.
- Já casou e já tem filho Joãozinho! É um progresso...
- É, mas eu já estou perto dos trinta. E você Gilmar, casou também? E tem filhos?
- Rapaz casei! E casei bem cedo. Por aqui todo mundo casa logo, num tem o que fazer...

Enquanto Gilmar fala passa um bicicleteiro anunciando, a toda altura, um forró no próximo sábado, de graça, pois é patrocinado pela Secretaria dos Esportes. O barulho diminui e Gilmar continua:

- Pois é rapaz eu não pude nem estudar mais, parei pela metade. Agora eu e a Detinha nós temos emprego na Prefeitura e o pai dela dá uma ajuda pra gente.
- Ah legal! Gilmar eu andei por aí visitando uns parentes e vi que a cidade continua a mesma do meu tempo, parece que não teve melhoria alguma? O que será isso?
- Olha Joãozinho melhorar melhorou, tem umas coisas que não tinha antes e agora tem. Tem as universidades que vêm dar aula aqui e logo, logo nós vamos ter engenheiros formados aqui, vamos ter professores de filosofia, de retórica, vamos ter advogados. É uma melhora danada.
- E o ensino fundamental, das crianças, vai bem? Li ainda outro dia que a cidade tem um alto índice de analfabetismo e o IDH é muito baixo. E parece que tem muita dengue. Será mesmo verdade?
- Olha Joãozinho quando chega nessas coisas de índice aí ninguém se mete. O “homem” não quer e eu estou com ele e não abro. Esses caras lá da capital aparecem aqui para xeretar nossa vida e saem falando mal da gente. Tudo de ruim acontece aqui, é o que eles dizem; não é verdade. Você pode rodar toda a cidade e não vai encontrar um graveto fora do lugar. Agora tem esse negócio dos buracos, mas isso é culpa do governo estadual que não soltou todas as verbas.
Joãozinho muda de conversa e pergunta:
- Gilmar a gente podia ir tomar um banho no rio amanhã, pular da ponte, você topa?
- Topo, vamo!

Os dois amigos terminaram de saborear o churrasquinho e a cerveja e saíram os dois depois de pagarem a conta ao Nezinho.

No comments: