Wednesday, January 02, 2008

O Povo da Malhadinha 34


Amor de Olindina

O João Filomeno, das Caraúbas, noivou com a Catarina, filha do “véi Lórenço” da Malhadinha. Mas a moça arranjou outro namorado, o Francisco, e disse ao noivo que não queria mais ele não. Então o pai da moça disse:
- João, mais num tem nada não! Tem a Olindina aí que é mais nova e mais fogosa! O João disse então:
- Meu Padim tanto faz como tanto fez. E aceitou a Olindina como noiva e futura mulher.
João Filomeno ficou muito alegre e passou a fazer poemas dedicados à sua nova amada. Um exemplo desses é o que conseguimos registrar:

Olindina, Olindina, fia do Padim Lórenço
Vou-me casá com Olindina e
Trouxe por lembrança um lenço.
O teu amor para mim foi um veneno
Na ponta do lenço tem escrito João Filomeno.
Olindina, Olindina, meu pensamento adivinha,
Por causa da Olindina vou morá na Malhadinha
Eu falo franco porque nas Caraúba eu não fico
Por causa da Olindina num vou mais nos Angico.
Olindina, Olindina, teu semblante é uma rosa,
Mas eu já notei, Olindina, que tu és muito é fogosa!
Olindina, Olindina, Pernambuco, Ceará,
Se eu não me casá com a Olindina
Vou morrê, vou-me acabá!

No comments: