Tuesday, January 22, 2008

HISTÓRIAS DAS TERÇAS 7


Aceites e rejeições

O amigo lhe diz com entusiasmo: Raposo este trabalho tem lugar certo na Nature ou na Science. Acho mesmo que isso dá um prêmio para você e sua equipe. Ele ficou todo enfatuado e resolveu apostar no palpite. Teve um trabalho danado, e teve de pedir ajuda a muitos colegas - o trabalho se tornou um ônibus com tantos colaboradores. Ele estava satisfeito e acreditava que este seria o fecho de sua vida acadêmica se bem que não esperava dar um fecho nela tão cedo. O resultado é que enviou o manuscrito para a Science e, em duas semanas, recebeu a resposta do editor:

- Lamentamos, mas seu manuscrito não está na linha de nossa revista.

Ele ficou aborrecido, mas não desistiu: adequou o manuscrito às normas da Nature e mandou para Londres. Em uma semana veio a resposta:

- Seu trabalho está sendo devolvido. Não há bases científicas para o que o senhor afirma. Não acreditamos em seus resultados.

Neste ínterim ele encontra um conhecido cientista que lhe pergunta como estão as pesquisas com biopsina de plantas. Ele responde:

- Ih rapaz estou chateado, pois acabo de ver rejeitado o trabalho pela Science e logo em seguida pela Nature. Estou preparando para enviar para os Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS) e acho que será aceito dessa vez.

- Ô Raposo você manda logo para a Science e para a Nature e agora ainda quer enviar para a PNAS! Porque você não envia para a Revista da Sociedade de Bioquímica de Banânia? Você verá que será logo aceito!

Ele dá as costas e vai tomar uma caipirinha à beira da piscina com a Maysa.

No comments: