Saturday, September 11, 2010

A VIDA AVENTUROSA DE TROFIM VASEC EM DIVERSOS CAPÍTULOS – 14


O ESLAVO E O NARCIZO MONTARAM UM DOCE

As eleições para Presidência e para a Assembleia Provincial seriam realizadas na Ribeira e, de resto, em toda a Província. Isso iria dar-se quando Trofim Vasec já era estabelecido e casado com a filha do Coronel Totonho. Este velho oligarca era candidato situacionista a uma cadeira de Deputado. (...)


O eslavo tinha conhecimento de que não poderia votar, pois não era natural do País. Mas, naturalmente ele queria ajudar e contribuir para a eleição do sogro. Se bem que sua eleição eram favas contadas, ele nunca havia perdido uma desde os tempos de vereador. Todos sabiam que ele seria eleito, principalmente pelo fato de ser um dos poucos queridinhos do Comendador, o atual Presidente que comandava com mão de ferro e caneta pronta a política da Província.

Trofim participava de todas as reuniões do partido do sogro e dava opiniões nem sempre acatadas pelos coronéis que manejavam os cordões da política local. Ele chegou a sugerir ao Juiz que presidiria o pleito como deveria proceder com as atas quando fossem levadas até ele. Ele dizia que o Senhor Dr. Juiz deveria conferir cada uma das assinaturas dos eleitores que haviam votado na Igreja e na Câmara com as listas dos inscritos para a votação; em seguida ele deveria riscar da relação os nomes de todos os eleitores da oposição. Isto era fácil de fazer, pois só havia 15 pessoas na Ribeira inscritas no partido oposicionista. A situação tinha 350 votantes, todos homens de bem. Os participantes da reunião em que o eslavo apresentou esse plano foram unânimes em cumprimentar o Coronel Totonho pela ideia do genro, se bem que isso que ele propunha se fazia de outras maneiras com quase os mesmos resultados. Mas, como queria agradar tanto ao genro e principalmente ao sogro todos aplaudiram a iniciativa e o Senhor Dr. Juiz aceitou a sugestão, com algumas modificações. Uma dessas era a de queimar as folhas de votação e substituí-las por outras novinhas com somente as assinaturas do pessoal da situação.

Agora, o eslavo tinha uma outra ideia. Não era bem uma ideia, mas uma sugestão e um pedido: ele queria votar. Os participantes se entreolharam e cochicharam por um bom tempo. Ninguém tinha coragem de dar uma resposta a Trofim. O que ele queria era impossível, pois ele era de início um não votante, era estrangeiro.

Mas o Senhor Dr. Juiz resolveu falar e, talvez interpretando os demais, disse ao jovem estrangeiro que ele não poderia exercer o sagrado dever do voto na Ribeira devido ao fato de ele ser estrangeiro, ademais um eslavo. (Isso parecia ser uma grande dificuldade). Mas Trofim não aceitou qualquer justificativa e resolveu dizer aquilo que ele até então havia escondido de todos, até de seu sogro. Somente o amigo Narcizo sabia o que estava acontecendo.

Trofim falou sobre o dossiê que os dois haviam montado sobre as atividades de alguns próceres da oposição e que seria uma bomba quando fosse divulgado. Ele descreveu mal feitorias de responsabilidade de muitos coronéis ligados ao partido oposicionista. Se fosse somente isso estava tudo bem, mas o fato de esses coronéis terem negócios com quase todos os políticos e homens representativos da situação tornava a coisa muito perigosa. O Coronel Benedito, um homem do interior, das brenhas mesmo, praticamente analfabeto, pediu a palavra e disse:

- Seu Troféu parece que vosmecê tem um doce pra da pro povo da Ribeira. Se nois dé eche doce na certa as coisa pra nois vai ficar bem mió do que tá. Eu acho que vosmecê pode ganha esse prêmio e vota no dia da eleição.

O Senhor Dr. Juiz olhou para o Coronel Benedito com um ar contrariado, mas convocou os companheiros de reunião para decidirem a questão. Após alguma discussão a solução para o caso surgiu e o Senhor Dr. Juiz foi o encarregado de comunicar a Trofim, que esperava do lado de fora da sala de reuniões, o que eles haviam resolvido. Disse o Senhor Dr. Juiz a Trofim:

- Meu jovem Trofim Vasec nós decidimos que você deverá ser batizado e ganhar um batistério dizendo que nasceu na Ribeira. Aí você será alistado e poderá votar na eleição que vem chegando. Vá falar com o Padre Miguel para resolver logo isso, senão não dá tempo.

No comments: