Wednesday, September 05, 2012

O SONHO DE SEU CONSTANTINO - HISTORINHAS DAS QUARTAS

Um camarada muito quieto, muito calmo, mas com um defeito que às vezes podia ser prejudicial a ele mesmo. Era assim o Seu Constantino. (...)  

Certa ocasião ele apareceu dizendo que tinha tido um sonho de assombrar. A turma logo pediu para ele contar, mesmo sabendo que era uma invenção. O velho, pois já era um velhinho, passou a relatar que ia caminhando por uma estrada de terra e, subitamente, caia em um buraco enorme, sem fim. Após algum tempo de queda no escuro ele esbarra no fundo que era frio e pegajoso. Ele não sabia o que fosse, mas como era prevenido só saia de casa levando sua lanterna led e, ao acendê-la, viu o que havia no fundo do poço: uma enorme quantidade de corpos humanos em diversos estágios de decomposição. Seu Constantino continuou a contar seu sonho/pesadelo relatando que tentou encontrar alguém conhecido, talvez algum parente ou amigo, sei lá. Após pisar em muitos corpos ele descobriu, sobressaindo sobre a grande massa, com seus enormes e conhecidos braços, a figura do Tião. O velho disse: Vocês se lembram do Tião, aquele camarada viciado em maconha e que morava na beira da Rua do Bispo, lá embaixo perto da praia, não? Não, ninguém lembrava, responderam os amigos. Talvez ele tenha desaparecido. É isso mesmo, diz Seu Constantino. Acontece que ele estava lá embaixo e o que é mais eu lhe pedi para subir comigo pelas paredes do poço. Com ajuda dele eu achava que podia sair e ganhar a liberdade. Dito e feito o Tião me ajudou e eu o ajudei e nós saímos bem pertinho de onde ele morava. 

A essa altura já não havia mais ninguém para ouvir o resto da história ou do sonho de Seu Constantino. Isto foi uma pena, pois Seu Constantino passou a ser requisitado por muitas rodas na cidade para contar esse e outros sonhos de conteúdo religioso, assim dizia o padre Juvêncio.

No comments: