Wednesday, August 01, 2012

A RESSUREIÇÃO DE TALZINHO – HISTORINHAS DAS QUARTAS

 

Era já meia-noite e a Avenida Municipal estava banhada pela luz da lua cheia. Vicentinho, o polímata da cidade e seus amigos, todos aqueles que sabiam dos planos de Talzinho, estavam presentes à espera do acontecimento. (...)

Era uma hora propícia às aparições e aos encantamentos. Subitamente fez-se uma luz mais clara ainda que a do luar, parte do cenário apropriado para que se ia ver daí a pouco. Envolto em alguma coisa que se poderia tomar como uma aura dourada apareceu Talzinho. Ele vestia seu terno branco, e usava uma enorme barba grisalha, como a recordar os tempos antigos. Em uma das mãos ele amaciava uma garrafa de uísque (Qual seria a marca agora?) e na outra uma lanterna led. Vicentinho e aqueles amigos que estavam interessados em participar do comitê e da, com certeza, próxima administração municipal chefiada pelo vovô de todas as crianças da cidade, aproximaram-se de Talzinho. Sua postura era de um imperador dos tempos de Roma antiga, pois certamente ele se equiparava a Augusto ou Nero ou Calígula – diziam as más línguas - dos tempos heróicos. Após ter distribuído uma lapada do bom e velho uísque para cada um dos circunstantes Talzinho se disse pronto a ouvir as sugestões e planos de sua curriola. 

 Vicentinho adiantou-se e fez uma reverência como faz um súdito ao se apresentar ao rei. Talzinho balançou a cabeça aprovando a atitude de seu subordinado e, com a mão direita, fez o gesto com os cinco dedos que indica a superioridade material e espiritual de um pantocrátor. Em seguida deu autorização para seu preposto falar. Seu representante disse que a turma tinha se reunido e elencado algumas sugestões para serem divulgadas na campanha e postas em execução na próxima administração. Essas seriam: construção de uma nova ponte de ferro, pois se sabe que a antiga fora condenada e os ciclistas que a utilizavam estavam preparando uma representação ao MP denunciando o descaso em que haviam deixado a ponte; asfaltamento das ruas do centro (a cidade vai ficar mais quente, mas...) onde os negócios eram preciosos; aquisição de banheiros químicos, pois os normais não poderiam mais ser construídos por ter a verba desaparecido; demolição dos velhos casarões, pois constituíam perigo para as pessoas que passavam em sua frente; nomeação de um agrônomo para a Secretaria de Saúde e de um médico para a Secretaria de Agricultura; mandar retirar as poucas hortas plantadas às margens do Rio dado o perigo de contaminação das águas. 

O velho tuchaua ouviu as sugestões e concordou que elas poderiam ser implementadas, se as questões de verba, ou melhor, verbas, fossem resolvidas. A partir daí ele relacionou seus planos para o próximo quatriênio. O primeiro deles era tornar possível sua eleição para o Senado Federal onde poderia exercitar seus dons de legislador e de fiscal das contas dos municípios (dos outros, bem entendido). Ele também pretendia cercar-se dos melhores colaboradores, todos PhDs em disciplinas como Engenharia Mecatrônica, Nano-medicina, Agronomia Ecológica e outras que ainda vamos pesquisar sua utilidade para nossa Comunidade por demais carente. Talzinho também adiantou parte de seu secretariado que contaria somente com dois auxiliares de primeira categoria. Para seu principal ajudante, quase um Primeiro Ministro, ele iria indicar Vicentinho das Neves como Secretário para Generalidades cujas obrigações seriam definidas com o correr dos dias. Constantino de Abreu seria o Secretário para Melhoria dos Transportes e Obras Públicas. Esses dois auxiliares teriam de provar ter reputação acima de qualquer suspeita, pois passariam a lidar com verbas e muito dinheiro. Ele próprio estaria de olho, controlando tudo, a partir de seu laranjal que já tinha dado muitos frutos, mas poderia ser renovado sem nenhum problema. 

Talzinho falou depois disso sobre as campanhas de difamação de que estava sendo alvo. Ele não gostava nada disso e prometia pelas luzes que o iluminavam, tomar providências enérgicas para acabar com essas campanhas. 

Ao fim deste primeiro encontro Talzinho se despediu de seus amigos e prometeu voltar em breve para preparar sua volta triunfal. 

Subitamente todos que estavam na reunião viram descer e envolver Talzinho uma luz branca fortíssima e tão poderosa que nosso chefe foi alçado para os céus ainda iluminados pela lua cheia.

No comments: