Wednesday, October 12, 2011


HISTÓRIAS CONTADAS EM UMA NOITE DE LUA CHEIA EM GRANDEZA DO PRÍNCIPE

Era uma noite de lua cheia e Raimundinho sentado na calçada com Dona Margarida e seu convidado Seu João contava alguns casos passados em Grandeza do Príncipe. Não que ele gostasse de falar sobre as coisas da cidade, mas o caso era que o visitante o estimulava a contar histórias ilustrativas de como era a vida nessa pequena cidade perdida – mesmo! – nos confins do sertão. O funcionário da PMGP tinha, como é natural, guardados em sua memória uma coleção de casos interessantes. Entre esses estavam aqueles sobre o secretariado que tentava executar as ordens do Gerente e do Prefeito. O Cecretário de Obras era ao mesmo tempo o de Coltura. Era uma graça, pois como o expediente das duas secretarias era dado na sede da PMGP em uma mesma sala o Cecretário sempre se confundia: ele assinava ordens de serviço para pagamento de shows musicais com verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. No final – prestação de contas – tudo dava certo, pois o Cecretário sabia utilizar muito bem uma régua de cálculo e uma planilha eletrônica e todos no Tribunal aceitavam os documentos como corretos. Seu João olhou para o amigo e disse:

- Mas não existe nenhuma incongruência, nenhum choque de interesses nos projetos desenvolvidos pelas duas secretarias?

- Olhe Seu João todo mundo sabe que nada disso está certo, mas é a Administração que nós temos e não se pode fazer nada. Ou melhor, ninguém se interessa em por um ponto final na situação. E isso é só o que é de responsabilidade deste Cecretário duplicado.

- E há mais alguma coisa?

- Ora se não! O Cecretário da Educação acaba de fazer seu curso supletivo on line; já recebeu seu diploma e agora vai ensinar no primeiro ano da Faculdade.

- Mas isso não pode! É impossível!

- Não aqui em Grandeza do Príncipe. Aqui tudo pode.

O Raimundinho então contou que índices como o IDEB indicam que Grandeza do Príncipe está na 3.850.ª posição, entre os 5.658 municípios do Brasil. O IDH de 0,571 é o 190o entre os 201 municípios do Estado.

Seu João achou isso um descalabro e perguntou:

- E, Raimundinho, para onde vai o dinheiro que vem para a Educação e obras de saneamento?

Raimundinho quis fazer uma brincadeira e disse:

- Está todinho empregado em apartamentos na Beira Mar e mesmo em Miami.

No comments: