Friday, February 20, 2009

POEMAS BARRETO/XAVIER 60

MÁRIO BARRETO XAVIER nasceu na Granja (1906) e era filho de Elisa Barreto Xavier e de Ignácio Xavier. Faleceu em São Paulo em 1969.
SOLILÓQUIO DO PEQUENO BURGUÊS

(Inspiração do monstro Inácio de Loiola)

Quero ser fiel a mim mesmo, à minha época
odeio todas as formas imagináveis da EDUCAÇÃO
não desejo que minha inferioridade deixe de ser eterna
meu orgulho não tem medidas: é incompatível com as influências
mas nem mesmo parando encontrarei o equilíbrio
amarei para sempre o Inferno, estarei sempre dentro dele;
com estranho poder inverto todas as transformações;
na minha passividade não há fraqueza, há uma coragem impossível que se vinga da inteligência;
minha ignorância é vasta, e muito mais inventiva do que a Vida, -
- por isso minha consciência se dá conta dos processos mas resiste a eles;
sou devorado completamente pelas contradições, mas não morro; -
- elas nunca conseguirão destruir a solução de continuidade que o
Tempo arranjou entre MIM e o COSMOS;

Eis aí a ETERNIDADE e o INFINITO,
Eis aí a EQUAÇÃO.

------------------------------------- 2-10-34 ------------------------------------

1 comment:

Anonymous said...

maravilha... diz de santos e burgueses, em parcas palavras, o que se diz há séculos em torrentes de palavras, e sangue...