Wednesday, November 26, 2014

A PEDRA ROSADA

- Deixa eu te contar essa história que vai te fazer bem. Disse o amigo Jorge. Aí vai:

"Ruggero acreditava que a pedra rosada lhe pertencia  por conquista. Ele a tinha conseguido com muita luta, desde os tempos em que andava do lado de lá das  montanhas geladas. Infelizmente, não conseguiu mantê-la por muito tempo. Não teve como lutar para conservá-la  em seu poder devido às forças humanas  e as sobrenaturais que interferiram no processo. Dada sua experiência ele achou que teria chances. Qual o que! Não foi possível vencer nenhum dos donos do mistério, nem seus seguidores fieis. Ruggero passou a acreditar que teria outra chance e encontraria a pedra rosada."



Leia mais!

Monday, November 24, 2014

80 ANOS PLUS

Ele esqueceu uma lista sobre a mesa de seu escritório e seu irmão mais novo a viu e foi saber dele de que se tratava. Um velho babaquara com essas idéias estranhas, dava para a Família se preocupar, pensou o irmão. Leia o que vazou para os parentes:

Dezembro de 2014 (mês da despedida):

Lista do que não fazer e eventualmente fazer  nos próximos meses:

-Só procurar  relacionamentos com senhoras com mais de sessenta anos.
-Só procurar relacionar-se com senhoras ricas.
-Não olhar para moças bonitas.
-Não relacionar-se com moças bonitas.
-Só procurar relacionamentos com mulheres intelectualizadas.
-Só relacionar-se com moças que possuam moradia própria.
-Só relacionar-se com moças que possuam carro de último modelo.
(A lista parecia uma "Bucket List", mas como ele não esperava morrer tão cedo isso não se aplica).



Leia mais!

Sunday, November 16, 2014

EM MUNIQUE - HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA - 393

-De onde vocês vêm? (tradução)

-Aus Brasilien, terra de coisas bonitas, belezas naturais, garotas belíssimas...

Ai o chofer do taxi Mercedes ficou assanhado. Queria falar e ser compreendido, mas não havia jeito, pois ninguém entre eles falava a língua de Goethe ou de Merkel, melhor.

-Querem ir ver o que? (tradução). Vou levar vocês ao Allianz Arena(tradução).

-Oba! disse um deles. E o que é isso?

-É um estádio de futebol. Vocês não gostam? (tradução).

-Ora na certa. Vamos lá. E depois?

-Bier (sem tradução)


Leia mais!

Wednesday, November 12, 2014

O VELHO MERGULHOU NO INFERNO





Era uma vez uma jovem muito dedicada à sua profissão. Para ir ao trabalho diário ou para a Igreja aos sábados ela tinha de cruzar a floresta, negra, hostil, cheia de animais perigosos, como o grande búfalo branco. No trabalho ela lidava com pessoas  carentes que a admiravam muito,  seja por sua habilidade seja por sua beleza. Apesar de sua timidez, essa moça de ascendência coreana, Laih Tim, pois era esse seu nome, cultivava muitos amigos; ela estava sempre fazendo novas amizades. Em certa época ela, em seu trabalho, deparou-se com um senhor, já bem idoso, a quem despertou a atenção. Ao ser libertado ele encontrou-se com a jovem, às margens da floresta. Nada daí decorreu ou melhor tudo daí decorreu, pois parece que, como se diz, ele estava com os seus dias contados. Logo ele despediu-se de Laih Tim e embrenhou-se na floresta hostil e nunca mais foi visto, apesar dos esforços feitos por toda uma equipe de caçadores, usando até mesmo cães farejadores. Quando soube do resultado da busca Laih Tim mudou-se para uma cidade pequena do interior com a certeza que seu amigo tinha mergulhado nas profundezas do Hades.

Leia mais!

Monday, November 10, 2014

SEGUNDO DIA - HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA - 392

No hotel, após o café fomos passear: Estoril, Cascais, Sintra e depois voltamos e passamos pelo Cabo da Roca, ponto mais ocidental de Portugal. Foi aí que tiramos fotos do sol poente na direção das Américas. Lindas. Publiquei no Facebook. Anteriormente em Sintra comecei a me sentir indisposto; deixei de subir algumas escadas de pedra ficando a espera do casal - genro e filha - que conseguiam galgar as alturas do Castelo. Em compensação comprei lembrancinhas na lojinha que fica logo na entrada. A minha recusa em subir as escadas prenunciava o que vinha pela frente. Tomamos o carro e fomos em direção ao Cabo da Roca onde ficamos - eu já me  sentindo meio ruim - até o crepúsculo; lá há um marco em pedra, encimado por uma cruz de mármore com um verso de Camões gravado: "Aqui/Onde a Terra se acaba/E o mar começa". Seguimos pela estrada sinuosa até a "Boca do Inferno", uma formação rochosa à beira-mar com a forma de uma enorme pinça que entra por terra a dentro e mete medo aos que transitam pelas pedras lisas da superfície, pois a queda pode ser fatal como dizem "eles". Jantamos em um restaurante à beira mar e logo depois fomos para o hotel. O próximo dia reservaria surpresa, pois eu tinha intuição de que alguma coisa iria acontecer apesar de não estar sentindo as já costumeiras dores.




Leia mais!

Thursday, November 06, 2014

MEU NOME É ELIA


Em jejum total desde o dia anterior, na enfermaria ele foi preparado para mais uma pequena intervenção: Agora eles queriam investigar como estavam suas vias superiores: faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, esôfago e duodeno e o mais que já me recuso a saber. Marcam para sete da  manhã mas só lá pelas oito começaram os procedimentos. Não se sente nada, diz uma das auxiliares, diferente de muitas outras intervenções como enfiar um cateter pela coxa e filmar o que vai acontecendo. Eles até  produzem CDs que projetam para o interessado (?). Talvez não vendam na esquina. Nada é agradável. Dessa vez, deitado em uma cama moderna e adequada para o caso, chega ao lado uma princesa árabe, cujo olhar é revelado pela burca. Dessa vez o olhar não é chamejante mas, sim de um intenso calor humano saindo de um par de olhos castanhos claros:
- Como é seu nome? Ela responde:
- Elia.
- Chii, é um nome bonito. Ela responde.

- É mesmo. Todo mundo gosta.

Leia mais!

Sunday, November 02, 2014

VIAGEM BREVE - HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA - 391

Jorge Raposo não era afeito a experiências extra sensoriais, extracorpóreas e também não acreditava nessa história de "ver alma". Nesse último exemplo ele abre exceção para o caso que se passou há alguns anos: ele sempre dizia que vira por uns  bons dois minutos a  alma da tia de sua mulher, já morta há anos. Jorge  tinha era a  experiência de ter tomado a balsa de Caronte e descido ao Hades por diversas vezes.  Milagrosamente ele sempre conseguia escapar ao iludir Cérbero o guarda canino de três cabeças. O fato é que ele, por quatro vezes, havia escapado do Inferno. Agora a experiência (?) foi  diferente, pois ele tem plena certeza de ter ido e se desvencilhado, não das garras de Cérbero, mas do próprio abraço d´Ella sua perseguidora contumaz.

O cenário estava preparado para a encenação da peça - colocar "stents" nas artérias coronarianas - para livrá-lo do perigo de enfarte em sua recente viagem a Portugal. A intervenção talvez tenha demorado cerca de duas horas. A certa altura, perto do final, com quatro "stents" colocados, surge um problema: dizem que JR teve um enfarte. Foi nesse momento de grande dor que sentiu estar indo em direção, certamente não aos Campos Elíseos, mas direto para o Hades. A viagem foi curta, tendo sido interrompida e ele resgatado pelo Dr. Matias. Embora curta deu para compreender como é fácil fazê-la e difícil revertê-la. Durante essa viagem JR teve a sensação que estava sendo projetado à sua frente e rapidamente um filme em cores de alguns momentos de sua vidinha; isso logo acabou ficando somente uma sensação de incômodo por demais desagradável. Só isso? Após alguns dias e com mais complicações ficou com JR a certeza que sua vidinha encurtou consideravelmente, restando-lhe aproveitar o pouco dela e fazer o que quiser e o de que  gosta: ler, escrever, estudar, namorar, curtir os filhos e netos, tomar vinho, passear na Beira-Mar, cuidar do Instituto, não necessariamente nessa ordem, mas certamente com todas as despesas pagas. Será muito? 





Leia mais!