Sunday, April 27, 2014

GRACIANO, O RAPAZ VELHO - HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 368


Rapaz velho era como chamavam Graciano naquela época. Ele trabalhava como caixeiro, de sol a sol, no armazém do Coronel Emiliano. Quando terminava o expediente passava no bar do Quelé para tomar uma geladinha e jogar sete e meio. Lá pelas oito horas ia pra casa. Tomava uma sopa e logo se recolhia. Graciano era muito sonhador e todas as noites tinha sonhos violentos, pesadelos mesmo. Sempre sonhava brigando e apanhando de alguém. Nunca fazia papel de mocinho, sempre levava a pior. Entretanto, seus sonhos eram de dois tipos: aqueles em que se metia em brigas e os outros que ele mesmo dizia serem sonhos acordados. Quando, e isso era muito frequente, ele conhecia uma jovem logo se apaixonava por ela, mesmo que essa não ligasse pra ele. Graciano saia às ruas olhando pra cima e ficava tal qual um lobo uivando quando a noite era de lua cheia. Isso acontecia de tempos em tempos, isto é, quando não conseguia nada com uma jovem ele procurava outra para admirar e depois fitar a lua por horas seguidas.



Leia mais!

Thursday, April 24, 2014

SANDÁLIAS SALVADORAS


Todos sabem que roubos e assaltos nas cidades grandes são coisas comuns. Agora o que aconteceu no apartamento do meu amigo Aldo  foi algo bem diferente. Em uma tarde de domingo ele ouviu barulho fora de casa e foi ver o que se passava.  Quando abriu a porta deparou-se com um jovem de cara limpa, com um revolver na mão. Entrou violentamente e foi logo perguntando pelo dinheiro que Aldo teria guardado no cofre. Aldo respondeu-lhe que não tinha dinheiro algum, nem dentro nem fora do cofre. O coisa ruim não se abateu até que descobriu onde estava o cofre e ordenou ao dono da casa que o abrisse. A princípio o amigo resistiu, mas depois viu que não adiantava, pois o moço estava inquieto e dai vocês sabem como é. Pegou a chave do cofre e o abriu na frente do ladrão e logo saiu do meio.   O cara meteu a mão e retirou um par de sandálias.
- O que é isso? Ta brincando comigo? Cadê o dinheiroo?
- Eu já disse que não tenho dinheiro!
- E o que quer dizer essas sandálias? Aldo respondeu rindo:
- Eu boto minhas sandálias aí no cofre porque meu neto pega elas e esconde. Quando eu preciso morro de procurar e não acho. Agora ele não pode mais escondê-las.
O ladrão deu meia volta e saiu do apartamento correndo.



Leia mais!

Tuesday, April 22, 2014

NA BODEGUINHA DA DONINHA É ASSIM - HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 367

Doninha, a dona da bodega da esquina, era uma filósofa. Ela observava, em seu comércio, que diziam ser o maior da redondeza, a atitude dos fregueses e comentava com alguns amigos ser muito difícil para o conjunto da população ou para muitas camadas do povo, comprar à vista, mas que quando se compra a prazo, tudo fica mais viável. Daí as cadernetas que ela mantinha desde muito tempo com os fregueses mais conhecidos. Alguns ficavam intrigados e perguntavam:

- Doninha e o que você faz com as cadernetas não liquidadas? E ela: - Ora, no final da tudo certo!

Leia mais!

Thursday, April 17, 2014

E ESSES PINGUIM?


Ricardo estava desesperado, tipo assim ele não sabia a quem recorrer para conseguir uma empregada. Foi até Catarina, onde morava seu primo Chico, para procurar uma. Nada conseguiu, mas o Chico, um velhote experiente deu-lhe um conselho:
- Olha Ricardo põe um anúncio tipo popular no jornal que eu aposto vai dar certo. Tu vai encontrar uma pessoa.
- E tu me ajuda a escrever o anúncio?
- Certo camarada!  Vamos lá: Escreve aí: PROCURA-SE DOMÉSTICA QUE DURMA. COM REFERÊNCIAS. R$ 1.500. TRATAR (085) .... .... Ficou bom? Ta tudo aí como tu queria?

- E esses pinguim pra que serve?

Leia mais!

Sunday, April 13, 2014

SONHOS E PESADELOS - HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 366


Joviano sonhava com sucessos impossíveis de acontecer ou obter. Sonhava noite e dia. Durante a noite sua especialidade eram os sonhos violentos que envolviam brigas e lutas, como aquele em que ele era xerife e atirava no bandido a quem perseguia. Tentava escapar das balas mortais rolando para baixo de carroças e terminava caindo da cama. Fazendo grande barulho ele chamava atenção das pessoas da casa e estas vinham acalmá-lo. Tudo voltava ao normal quando o dia raiava. Quando, à tardinha, saia para seus passeios Joviano tinha outro tipo de sonho. Estes eram mais elaborados. Geralmente sonhava com garotas de antigamente ou mesmo do presente. Eram episódios de relacionamento unilateral. A garota lançava uma centelha de interesse, mas algum tempo depois a recolhia. Para Joviano, entretanto, restava alguma coisa. Ele ficava por dias e meses remoendo diálogos solitários tentando levar os fatos a uma solução. Normalmente esta lhe era sugerida por alguma coisa como descobrir que a inspiradora de seus sonhos era comprometida ou muito jovem e só desejava ser gentil ou mesmo sofria de doença grave que queria encobrir. Tudo parecia terminar aí, mas logo recomeçava em outros cenários.  

Leia mais!

Saturday, April 12, 2014

A TERRA É AZUL. COMO É MARAVILHOSA. ELA É INCRÍVEL!



Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Iuri Gagárin, a bordo da nave Vostok 1, tornou-se o primeiro homem a penetrar o espaço extra terrestre. Aos 27 anos Gagárin realizou um dos maiores sonhos da humanidade – escapar da gravidade terrestre. Gagárin passou 108 minutos em órbita. Algumas observações que o cosmonauta soviético fez durante a viagem espacial foram:
·       A espaçonave entrou em órbita, e o foguete se separou, a gravidade se foi.
·       No inicio, a sensação era de algo incomum, mas eu logo me adaptei.
·       Eu mantive contato com a Terra em diferentes canais por telefone e telégrafo.
·       A Terra é azul. Como é maravilhosa. Ela é incrível!


Leia mais!

Thursday, April 10, 2014

AS SECAS NOVAMENTE


O Comitê discutiu durante alguns dias e, finalmente, seus membros chegaram a uma conclusão. O texto sugerido pelo Professor Dr. PhD Francivaldo das Neves foi aprovado. Logo foi mandado para publicação em um jornal local de grande circulação. Os membros do Comitê estavam de acordo que mais uma vez a solução definitiva para o problema das secas era apontada por um estudioso de grande prestígio internacional. O texto do Professor Dr. PhD tinha como título "A algarobeira" e ele o apresentou  imediatamente a todos:

“Esta planta arranca do ar, mesmo poluído, os elementos para sua sobrevivência. Ela não precisa de água e cresce em toda parte. Em dois anos ela  estará adulta e produzirá muitas vagens. Estas servirão como ração para caprinos e bovinos, pois possuem além de proteínas e carboidratos, água, o que quer dizer: o animal ao ingerir as vagens estará comendo e bebendo ao mesmo tempo.”

Muitas palmas e “que bons”, foram ouvidos na sala. Todos concordando, certamente, com as palavras do orador.

Leia mais!

Sunday, April 06, 2014

JORGE E SEUS ACHAQUES - HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 365


- Del (seu nome verdadeiro era Delânia) arma a rede vermelha na varanda. Eu quero tomar um pouco de sol.
- Seu Jorge já é tarde e esse sol vai estar fazendo mal ao Senhor!
- Não se incomode moça. Mesmo com essa borboleta no rosto eu me atrevo a pegar uns raiozinhos UV. Eu peguei sol a vida toda e não é agora que eu vou fugir dele. Você sabe que até um chapéu Panamá, da China, eu comprei outro dia!
- Mas os médicos dizem que é, tipo assim, muito  perigoso.
- Perigoso nada! Perigoso é aquele exame que eu vou fazer amanhã lá no Hospital. O tal doutor vai me deitar numa cama e me empurrar pra dentro de um tubão que tem umas lampadazinhas de todas as cores brilhando. Passa bem uns quinze minutos nessa história. Eu quero é ver se ele ainda diz que eu tenho algum DNA (Déficit de Neurônios Ativos). Agora eu acho que do DNA verdadeiro eu já não tenho mais nada.
- Que é isso, Seu Jorge? Diz Delânia.
- Vai. Deixa pra la.


Leia mais!

Thursday, April 03, 2014

A TERRA É PLANA




Ele era professor na UFU, em Córrego de Cima e sua especialidade era Geografia, complementada por um pouco de Corografia Brasilis. Certo dia chega até ele uma aluna do curso e lhe diz que tem umas dúvidas a tirar. Ela o chamou de Prof, como todos os seus alunos na universidade. Ele fala pra Marcela, era este o nome da menina: 
- Diga lá Marcela, o que a traz aqui?
- Prof eu tenho algumas dúvidas sobre a última aula. O senhor diz que a Terra é redonda, mas eu tenho lido livros nos quais autores da Idade Média afirmavam ser ela plana. O que é certo?
- Que história é essa menina?
- Pois é Prof eu li na Biblioteca. São livros escritos pelo padre Lactâncio (265-345) e por Severian de Gabala (380).
- Você esta louca menina! Isto é uma loucura! É heresia! Se você vivesse na Idade Média seria queimada viva em praça pública ao afirmar isso. Portanto saia já daqui senão eu lhe dou uns tabefes.
Isso só pode ter sido dito aos gritos, pois ele acordou vendo sua filha sob a soleira da porta cuidando para que ele não caísse da cama.


Leia mais!