Sunday, March 30, 2014

O MOÇO VELHO - HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 364

Evandro era um  advogado sênior e muito conceituado na firma em que trabalhava e também nos meios forenses. Entretanto, seu comportamento mostrava que ele tinha muitas dificuldades em  relacionamentos pessoais. Isso acontecia principalmente com garotas. E ele não tinha a menor ideia de qual seria a razão. Muitas vezes ele simpatizava mais com uma delas e passava a observa-la com mais cuidado. Todos sabiam que ele era um moço velho e descompromissado e por isso acreditava que poderia ser uma pessoa interessante para uma dessas meninas. Sucede que elas não estavam interessadas nele, não por seus predicados, que eram sempre realçados nas conversas, mas certamente pelo fato de que seu prazo de validade já havia vencido. Ele já começava a receber visitas do alemão intrometido de tal sorte que sua inarredável viagem com Caronte estava se aproximando. O que fazer, então?

- Nada a fazer,  Evandro ouviu uma voz em sua cabeça. 



Leia mais!

Thursday, March 27, 2014

LIMONADA SUIÇA




Sentou-se à mesa da cafeteria e a mocinha ofereceu-lhe uma limonada suiça. Quando foi pagar a conta ela perguntou-lhe se ele era oficial de polícia aposentado. Ao perguntar porque, ela falou que ele era sério e parecia com um, apesar do chapéu de palha estiloso que usava. Quando ele lhe passou o cartão ela perguntou-lhe mais ainda:
-E qual é o seu nome? Quando disse ela falou que era um nome bonito, sério e que lembrava os tempos antigos!
Ele despediu-se e ela falou:
- Venha sempre Dr. Alexandre!



Leia mais!

Monday, March 24, 2014

OS CAJUS ESTAVAM ERA VERDES - HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 363


Todo santo dia pela manhã ele montava em sua bicicleta e saia pela estrada da Solidão para dar aulas na Escola Dona Sinhá. Jorge sempre passava por uma quinta de cajus bem na beira da estrada que, na época da safra, dava muito caju doce que nem mel. Certo dia ele nota uma penca de cajus, ainda verdes, caindo para a estrada. Passam-se os dias e os cajus, de maturi, passam para maduros e firmes. As frutas dão um cheiro gostoso e são de uma cor vermelha viva e tem pele brilhante de cera. Enquanto pedala para a Escola ele resolve que, no dia seguinte, pegaria aqueles cajus. Dito e feito. No dia seguinte ele para e encosta a bicicleta em uma pedra grande, bem embaixo da penca de cajus – eram uns cinco, mas tinha dois que pareciam ser os mais bonitos. Ele sobe na sela da bicicleta apoiando-se aqui e ali e tenta pegar uma das frutas. No momento em que ele tem a fruta na mão o galho que a retém quebra-se e ele, desequilibrado, cai em cima da pedra. Quando acorda no Hospital de Bela Cruz pergunta ao doutor o que havia acontecido. O médico diz que ele deve ter levado uma queda grande, pois havia quebrado a clavícula. Nada demais, pois ele logo curaria. Olhando para o medico Jorge diz:

- É, parece que os cajus ainda estavam verdes e eu não notei. 

Leia mais!

Thursday, March 20, 2014

ME SALVEM!


Roberto gritou alto e logo acordou. Descobriu que estava em pé ao lado da cama olhando para a cortina da janela e para um vulto movendo-se e chegando até ele. Era Ella na certa! Seu neto chegou e tentou acalmá-lo pondo-o na cama novamente. Mas Ella continuou ao seu lado; esperando alguma coisa, certamente.

FZA 28MAR13

Leia mais!

Monday, March 17, 2014

A VOLTA DO DR. BRITO - HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 362


- O dotô qué um taxi?
- Yes. Desculpe... Sim! Quero ir para Copacabana. O motorista abriu a porta do carro e o Dr. Brito acomodou-se. Durante o trajeto ele perguntou ao taxista:
- Ainda passamos ao lado da Universidade do Rio de Janeiro Federal?
- Sim. Estamos agora mesmo passando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A UFRJ.
- Estudei pois eu ai por cinco anus e agora estou chegando de um tempo bom in England onde tirei meu doutorado e meu pós-doutorado.
- Ahn!
Após um tempo bem grande chegam a Copacabana.
- Qual é mesmo o seu hotel míster?
- I have a reservation with the Blue Skies Hotel. Desculpe… O senhor conhece?
- Ao chegarem Dr. Brito registra-se e logo sai à procura de um ônibus.  Assuntou por ali e reconheceu uma parada. Logo chegou um Jacaré e ele entrou pela porta traseira. Suado e cansado queria sentar-se, mas era preciso pagar a passagem na catraca. Como não sabia o valor perguntou ao cobrador.
- Quanto é?
- Eriiiberto?! Cuma vai ma! Chegô di lá quando?
- Di lá di ondi?
- Ora homi...
- Eu vim di Londres.
- E ta chuveno lá?
- E muito...
- E tu vai vê a prima?
- Que prima ma?
- Aquela qui tu fez mal...
- Me da logo o troco ma. Eu quero me senta ali senão os macho toma o lugar.
- Lembrança la pro povo e diz que eu to bem.


© Zé Maria Firmeza

Leia mais!

Thursday, March 13, 2014

RESOLVIDO O PROBLEMA DAS CHUVAS E DAS SECAS NO PAÍS


No Palácio Imperial D. Pedro II leu no Jornal da Manhã: "Não temos como evitar chuvas. É uma situação com que temos de conviver. O que temos de procurar fazer é melhorar a infraestrutura e até tirar essas pessoas de regiões mais vulneráveis". Aí se virou para o Visconde de Sinimbu e perguntou:
- E no Ceará o que será que eles fizeram com as jóias da minha coroa que eu mandei pra lá? Será que isso ajudou?
Como o Ministro não respondesse o Imperador continuou:

- Agora talvez seja de bom alvitre trocar o Nordeste e o Sudeste de posição, tipo assim, o Nordeste vai para o Sudeste e este vai para o lugar daquele. Talvez isso possa ser resolvido pelo Capanema com sua Geografiazinha. Aí resolveríamos de uma tacada só o problema das chuvas no Sudeste e o problema das secas no Nordeste. 

Leia mais!

Sunday, March 09, 2014

RUI, O CARRASCO – HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 361


Um verdadeiro carrasco, durão, um cara chato, mas mesmo assim muitas jovens trabalhavam em seu escritório. Havia uma em especial com quem ele trocava olhares (...). Certo dia Rui chamou-a e perguntou:
- Dorinha porque você olha tanto para mim? 
- Doutor Rui olhe, eu não sei o que esta acontecendo cum nóis.
Ele a olhou fixamente nos olhos e pediu que continuasse o que estava fazendo; ele daria um jeito.

Grj fev14



Leia mais!

Thursday, March 06, 2014

ELLA ou ELE (ou seria ELLE?)



Caminhando pelo shopping Carlito notou que muitas pessoas olhavam em sua direção e, imediatamente desviavam o olhar. Será que seu olhar era forte ou pesado, talvez de mau agouro? Ou isso tinha a ver com Ella? Ele andava meio cabreiro após ter assistido um filme recente, quando ouviu um dos atores chamar ELLA de ELE (ou seria ELLE?). 

Leia mais!

Monday, March 03, 2014

ÁGUA DA BOA– HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 360


- Ói aí dotô! Cheguemo na Santelena! É engraçado né? Todo canto tem nome. Vamo pará ali naquele café.  Lá parece que é uma negoceira só. Ali no “Café dos doisirmão”.
- Qual?
- Aquele qui tem um carro pipe na frente. Possa sê qui tem água dá boa.
- E da pra tomar banho?
- Não, é só pra usar nas casa.

- Vamos la então. 

Leia mais!