Monday, April 30, 2007

O Povo da Malhadinha 4


A matraca

Era Semana Santa e a Procissão do Senhor Morto estava passando em frente à sua casa. Ele começou a ficar perturbado com o som da matraca que vinha cada vez mais forte. Era um som forte e metálico; chegava aos seus tímpanos e lhe fazia mal. Ele pergunta quem está batendo o instrumento e alguém responde que é o Pedro Silveira. Ele resmunga para si e para os que estão mais perto:

- Diabo! Este homem ‘tá é doido!

Leia mais!

HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 24


Figuras

A noite estava muito quente e Jorge demorou a pegar no sono. Assim pelas três horas acorda agitado e suado. Ele tinha tido muito trabalho na fábrica, nos últimos dias. Levantou-se e, sonolento, foi até à cozinha. Abriu a geladeira, pegou água em um copo e, mesmo antes de bater a porta, começou a beber. Deixou um resto de água no copo e, olhando de um lado para o outro, como a certificar-se que estava sozinho, jogou o resto de água na parede para ver as figuras ou manchas formadas.

Leia mais!

Monday, April 23, 2007

O Povo da Malhadinha 3


Copo de leite

O velho era mesmo ranzinza. Implicava com tudo e com todos os que não lhe agradavam. E vingativo também. Todas as manhãs, assim pelas nove horas, ele tomava um copo de leite. Só que havia um ritual para isso. O leite era fervido e posto em um copo de vidro para esfriar no peitoril da janela que dava para a rua. Após algum tempo ele fazia um teste com um dedo e tomava o seu leite se estivesse no ponto. Fazia isso todos os dias. Certa vez quando foi pegar o copo seu leite havia desaparecido. Ele não disse nada e, na manhã seguinte fez a mesma operação: pôs o leite para esfriar sobre o peitoril. Quando pegou o copo, o leite havia desaparecido. Isto se repetiu por três dias. Ele então resolveu pregar uma peça no tomador de seu leite. Antes de colocá-lo para esfriar ele adicionou cerca de vinte gramas de sal amargo, mexeu bem e pôs o copo na janela. Não demorou cinco minutos e ele ouviu urros e risos e gargalhadas vindos da Praça do Mercado. O Chiquinho da Dona Joana estava a se contorcer de dor e todo borrado e a molecada gritando...

Leia mais!

Sunday, April 22, 2007

HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 23



Caminhada

Ela parece uma gazela ao caminhar pela borda pintada de amarelo do calçadão. Não obedece às "leis de trânsito", pois tanto na ida quanto na volta ela vai por ali. Seu cabelo é solto e ela usa um boné de pala grande contra o sol inclemente; veste uns shortinhos discretos e camisetas que sugerem ter estado em Noviorque. Traz preso a um dos braços um radinho ou um medidor de alguma coisa. Será de batimentos cardíacos? Caminha com um passo mais apressado que o dele de tal sorte que se cruzam por três vezes durante a caminhada de uma hora. Ele tem, por isso, oportunidade de examiná-la nos mínimos detalhes. O caminhar apressado de uma corça salienta seu rosto de miss, seu busto firme e uma bundinha de anjo barroco. Ela chama a atenção de todos - homens e mulheres. Nunca trocou um olhar com ele, pudera! Ela é a garota mais bonita que caminha no calçadão.

Leia mais!

Monday, April 16, 2007

O Povo da Malhadinha 2


Japi

Dona Joana, “malhadinha” por excelência, era personagem de muitas historinhas que corriam pela cidade. Essa, contada com muita graça pelo velho Jorge Raposo, falava sobre um visitante ilustre que, sentado em um confortável sofá de palhinha na Sala Verde da Casa Grande, conversava sobre assuntos os mais diversos com a velha senhora. Em baixo desse sofá se aninhava o cão de estimação da casa. De vez em quando o ilustre visitante soltava ventos mal cheirosos. Ela, importunada, dizia:

- Sai daí “Japi” senão este homem te mata!

Leia mais!

Sunday, April 15, 2007

HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 22


Casamentos

O casal morava em uma fazenda para os lados do Trapiá, ao pé da Serra Grande. O Coronel Cândido e Don’Ana, sua esposa, tinham doze filhos: oito moças casadouras e quatro rapazes bons de enxada. Bem pertinho, morava seu compadre Francisco Inácio; que tinha quatro filhos machos, bons de trabalho também. Certo dia Lourenço e Sabino, filhos do compadre Francisco Inácio pedem a mão de Tomázia e Clara duas das filhas do Coronel. Este logo aprovou o casamento com os dois irmãos e os quatro foram constituir suas famílias. Nove meses depois as duas coitadinhas morreram durante o parto e os bébés também. Não passou muito tempo e Lourenço e Sabino voltaram à fazenda do Coronel e, encabulados, girando os chapéus nas mãos falam ao compadre de seu pai:

- Coronel as meninas morreram e nóis quer casar de novo.

O velho olhou pros rapazes e, depois de um curto tempo disse:

- Tá bem! Vocês escolham duas das mais velhas que ficaram e podem casar. Agora tem uma coisa.

- E o que é Coronel?

- Se vocês matarem as bichinhas, adeus viola, não tem mais outro casamento não!

Leia mais!

Monday, April 09, 2007

O Povo da Malhadinha 1

O que é a Malhadinha
(A foto tenta mostrar restos de uma antiga casa de morada - uma tapera - na Malhadinha.)


No sopé da Serra Grande há uma terra que, nos bons tempos suportava muitas famílias - a Malhadinha. Existem diversas pequenas fazendas que têm esse nome: Malhadinha de cima, Malhadinha de baixo, Malhadinha do Niterói, Malhadinha do Batista e por aí vai.
Durante a grande seca de 1877-1879 muitos de seus moradores abandonaram suas fazendas e se fixaram na cidade (na Granja). Aí se estabeleceram e criaram suas famílias. Muitos de seus hábitos, costumes e maneira de viver foram conservados no novo ambiente. Correm na cidade diversas historinhas, verdadeiras ou apócrifas, mas que divertem seus habitantes e os que a conhecem desde muitos anos. Muitas dessas histórias são oriundas do “povo” da Malhadinha. Esse nome foi e ainda é usado hoje para designar aquelas pessoas nascidas nessas fazendas, caracterizadas por terem um espírito por demais sardônico, mordaz, irônico, que têm gênio irascível, são muito críticas e, muitas vezes intratáveis, o que incomodava (ou incomoda) seus interlocutores.

Réa cabeluda Dona Joana, mãe de Francisco Raposo, era “malhadinha”, de primeira. Ela usava uma enorme saia, aliás, saias, pois eram muitas e que chegavam ao chão e escondiam seus pés de tal sorte que, quando andava parecia um grande barco deslizando mansamente sobre a água. Usava também um coque com seu cabelo grisalho fixado por um pente de casco de tartaruga. Certo dia, estando ela na janela, passa um moleque que se sente no direito de dirigir um gracejo à velha:

– Eu te como réa cabeluda! Ela retrucou rápido como um raio:

– Rái comer tua mãe que é pelada!

Leia mais!

Sunday, April 08, 2007

HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 21


O Talzinho (Foto aos 12 anos)

O venezuelano Saulo, colega de faculdade de Jorge, contava histórias fabulosas de seu povo, daquelas que passavam de geração a geração. Uma delas dizia que, certo dia, um caçador das montanhas ao entrar na "Piedra del Padre" em Barinas, nos Andes venezuelanos viu no chão e enrolada em pano sujo, uma criança bem novinha. Ao tomá-la nos braços notou ser ela, tipo assim, estranha, pois tinha muito pelo no rosto, costas e membros; era prognata e produzia sons muito agudos. O caçador levou-a para a aldeia e a entregou às únicas pessoas que poderiam criá-la, D. Emerenciana e seu esposo, o Coronel, pois não tinham filhos. A velha senhora ficou muito alegre e passou a cuidar do menino, pois que era um “chico”, com muito desvelo, como se fosse de seu próprio sangue. A criança cresceu, como todas elas, mas tinha dificuldades em comunicar-se com as outras e aprender a ler. Certo dia apareceu na aldeia um estrangeiro, parece que um engenheiro sueco e, ao dar uma espiada no menino, foi logo dizendo:

- Este criança ser descendente de Neandertal!

Ninguém sabia o que era isso. O sueco tentou explicar, mas sem êxito. A partir daí o garoto passou a ser conhecido como “Talzinho”, devido a esse parentesco, talvez longínquo, com alguém que ninguém sabia quem fosse. Ao completar quinze anos Talzinho resolve sair de casa e ganhar o mundo, a procura de algum parente ou de alguém parecido com ele. Foi para Caracas. Ele era eshperto e logo se relacionou com políticos e fez carreira no comércio e outras atividades menos nobres. Certo dia, indo a um pronto socorro ele encontrou uma jovem que era sua cara. Logo fizeram amizade, namoraram e rapidamente casaram. Talzinho resolve, então, voltar para sua aldeia nas montanhas. Chegando lá e devido a contactos políticos feitos pelo Coronel, logo se enfronhou na política local. Passou a fazer discursos inflamados contra tudo e contra todos e comprou votos quando chegou a hora. Facilmente elegeu-se alcaide na primeira eleição. A cada quatro anos havia uma nova eleição, mas ele não poderia concorrer. Acontece que, logo na primeira oportunidade, dias antes do registro das candidaturas, Talzinho morre de um enfarte fulminante. Depois de muito choro de todo o povo, que já o adorava, e após alguns poucos dias, Talzinho reaparece e candidata-se novamente. É eleito por uma grande maioria de votos e a mesma historia se repete por nove pleitos. Sem falhar Talzinho "morre" ao chegar perto da eleição e “ressuscita” para concorrer e ganhar mais um mandato. Diz o Saulo que ainda hoje o Talzinho reina nas montanhas de sua terra.

Leia mais!

Sunday, April 01, 2007

HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA 20

Na missa

Os dois amigos foram à missa de sétimo dia de um companheiro de gandaia. Estavam contrariados e tristes pelo desaparecimento do Edgar, pinguço e raparigueiro como eles. Quando o padre Osvaldo, da Igreja do Alto, começou sua homilia e falou sobre o amigo deles dizendo que o Edgar era uma pessoa muito boa, de atitudes corretas, bom marido, bom pai, caseiro e tinha horror à bebida e era cumpridor de seus deveres conjugais e não se envolvia com mulheres de vida airosa, os dois se entreolharam e disseram quase ao mesmo tempo:

-Vambóra Zé, nóis ´tamo na missa errada!

Leia mais!